domingo, 9 de agosto de 2009

docinhos de leite ninho

DOCINHOS DE LEITE NINHO

Massa: 1 lata de leite em pó Açúcar refinado (usar a lata para medir) = 1 lata faltando 3 dedos para completá-la. 1 vidro de leite de coco Juntar o leite em pó e o açúcar e vai colocando o leite de coco aos poucos, para obter a consistência de amassar até que solte das mãos. Pode sobrar um pouco de leite de coco.

Modo de modelar as frutinhas e pintá-las:

Fazer bolinhas bem lisas, não deixe riscos nas bolinhas. Modelar as frutinhas conforme o modelo desejado e fincar um palito na parte superior (para que depois possa segurar para dar o banho de parafina) Usar anilina comestível para pintar. Dissolver a anilina em pó com 2 ou 3 gotas de água. Limpar sempre o pincel em papel absorvente. Fazer a pintura de leve, para dar um tom natural. Quando for pintar, não pegue pelo palito para não soltar. Se soltar, modele de novo. A massa deve ser modelada e pintada no mesmo dia (antes de secar), senão a anilina não pega.

Para o banho de parafina: Lavar e raspar 300 grs de parafina para dissolver em banho-maria. Já derretida, passar as frutas, segurando pelo palito, dando um banho só. Em seguida, mergulhar numa vasilha com água gelada, escorrer e colocar sobre uma superfície para secar. Retirar os palitos, para isso, segurar o doce e ir girando o palito até se soltar. Para manter a água gelada, colocar dentro da vasilha algumas pedras de gelo. No local do furo do palito, colocar cravos da índia e folhinhas verdes (de jabuticabeira é ótima) bem lavadas e secas.

Modelo das Frutas: 1- Limão - modelar tipo um limão, pintar de verde. Dar o banho de parafina, tirar o palito e colocar um cravo e uma folhinha verde. 2- Pêssego - modelar o pêssego e, com um palito, fazer uma marca, partindo da base. Pintar de amarelo e passar o vermelho no friso, espalhando para mesclar. Colocar o cravo e a folha. 3- Pera - modelar com os dedos indicadores, afinando a parte de cima. Pintar de amarelo só a parte de cima e de verde a parte de baixo e ir mesclando a tinta, para dar um ar natural. Colocar o cravo e a folha. 4- Melancia - modelar a bola fazendo um biscoito oval. Afinar a parte de cima como um pastel, imitando uma fatia de melancia. Pintar a parte de cima de vermelho, a de baixo de verde deixando uma parte branca entre as duas. Fazer pintas de marrom na parte vermelha, como se fossem sementes. Colocar só o cravo sem a bolinha. 5 - Caqui - achatar a bola. Pintar uma parte de amarelo, uma de vermelho e outra de verde e mesclar com o piincel. Colocar folha e cravo. 6- Maçã - Modelar afinando em baixo. Pintar de amarelo em cima e vermelho no restante. Mesclar. Usar cravo e folha. 7- Pitanga - achatar a bolinha. com 1 palito, marcar em cruz partindo de cima. Depois, marcar entre os riscos novamente. Pintar de vermelho. Usar cravo e folha. 8- Morango - modelar, pintar de vermelho. Secar um pouco e com o palito, apertar levemente fazendo furos onde quiser as pintinhas. Com um pincel fino, pintar esses furos de marrom. Dar o banho de parafina. Colocar cravo e a folhinha. 9- Carambola - fazer um dado, afinar as arestas encompridando um pouco. Pintar de amarelo. Se quiser, passar um verde, mas bem mesclado. Nas pontas das arestas passar um risco fino de marrom. Usar só cravo sem a bolinha. 10- Caju - modelar como um cajuzinho. Modelar a castanha e colocar na base do caju. Apertar com ajuda do palito para colar. Pintar o caju com uma parte de vermelho, uma de amarelo e uma de verde e mesclar. Pintar a castanha de marrom. Usar cravo e folha.
Os docinhos duram + ou - 6 meses fora da geladeira.

3 comentários:

  1. OI EU QUERIA SABER COMO QUE EU FAÇO AS PODEROSAS GOSTARIA DE SABER PASSO A PASSO SOBRE ELAS

    ResponderExcluir
  2. olá
    querida!
    Eu gostaria de saber como faço bolinhas todas
    do mesmo tamanho e nas cores lilás e pink pq qero fazer com uma arvore espetando td no esopor de bola, para festa de 13 anos da minha filha
    Será colocada na mesa de guloseimas.
    muito obrigada,
    Estela

    ResponderExcluir